data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)
Um estudo realizado pela Quacquarelli Symonds (QS), do Reino Unido, colocou a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) entre as 1,3 mil universidades mais importantes do mundo. No ranking, a UFSM aparece como a 23ª melhor instituição do Brasil.
Os critérios principais para a classificação levam em conta quesitos como proporção de docentes por aluno, citações recebidas pelos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na instituição e proporção de docentes internacionais.
VÍDEO: aulas teóricas continuam remotas, mas práticas começam a ser liberadas na UFSM
Em relação ao ranking de 2020, a UFSM perdeu posições. A instituição ficou na faixa global das 1.001 ou mais no ranking do ano passado. Já agora, figura na faixa 1.201 ou mais. Entre as latino-americanas, ocupa a posição 117.
A universidade gaúcha melhor ranqueada é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na oitava posição entre as brasileiras. A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel) também aparecem na lista. Ao todo, 27 universidades brasileiras foram listadas.
A QS é uma empresa britânica especializada em educação que publica anualmente a relação das melhores universidades do mundo.